I Dia Nacional do Morcego 2014 em São Paulo

24 10 2014

A Secretaria Regional Sudeste da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (Sbeq) tem o prazer de informar que o evento “I Dia Nacional do Morcego na Cidade de São Paulo”, realizado no Parque da Independência (Av. Nazareth, s/nº, Ipiranga) no dia 18 de outubro de 2014 das 9:00 às 16:00, foi um grande sucesso!

O público que frequentou o evento foi de aproximadamente 200 adultos e 250 crianças.

Para a visitação do evento foi distribuído um folheto para que as crianças seguissem uma sequência na visitação dos estandes e a cada estande visitado, o folheto era carimbado. As crianças se encantaram com os abrigos artificiais e naturais simulados, como por exemplo, pedral, árvores, ocos de árvores, caverna, forro de casa e casa abandonada. Na caverna artificial havia fotos de morcegos, em tamanho real, dispostas de acordo com seu comportamento e sons de morcego.

O espaço “Morcegos e Saúde Pública” apresentou os diversos hábitos alimentares de morcegos os quais estavam fixados em álcool e taxidermizados. O motivo dos morcegos taxidermizados foi para que as crianças sentissem o pelo dos animais, comparando a outros mamíferos mais próximos de suas realidades, como o cão e o gato. Porém, explicando que, quando vivos, não devem ser manipulados, pois podem morder para se defender. Também foi apresentado um vídeo sobre morcegos de aproximadamente quatro minutos.

O Espaço Criança fez enorme sucesso, pois havia voluntários capacitados em origami de morcegos e pinturas faciais. Além destas atividades havia desenhos para colorir e liga pontos para diversas faixas etárias. Ao final, a criança apresentava na saída o folheto preenchido com os carimbos de cada estande. Recebiam  como brindes dedoches e lápis com morcegos.

O evento contou com a participação de 38 voluntários, estudantes de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Pedagogia. O objetivo principal do evento, que foi transmitir para o público em geral dados sobre a importância ecológica, diversidade de morcegos e relevância à saúde pública, foi satisfatoriamente atingido.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer à diretoria da Sbeq, gerência do Centro de Controle de Zoonoses, Sociedade Brasileira de Mastozoologia, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de PAZ (UMAPAZ) e Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo.

Agradecemos a colaboração e esperamos poder contar com todos os parceiros para que este evento possa ser realizado anualmente em diversos parques do município de São Paulo.

 

Dra. Adriana Rückert

Secretária da Sbeq para a Região Sudeste

 

Anúncios

Ações

Information




%d blogueiros gostam disto: