Premiações da SBEQ

23 04 2013

A SBEQ criou recentemente dois prêmios regulares que serão entregues durante os EBEQs.*

O Prêmio Adriano Lúcio Peracchi, destinado a alunos, está dividido em duas categorias, graduação e pós-graduação. Este ano, o prêmio foi dado aos primeiros autores dos melhores trabalhos apresentados no VII EBEQ. Os vencedores do primeiro lugar de cada categoria receberam como prêmio livros internacionais (Pós-graduação: Gunnell & Simmons. 2012. Evolutionary History of Bats: Fossils, Molecules and Morphology. Graduação: Kunz & Parsons 2009. Ecological and Behavioral Methods for the Study of Bats) doados pela Katzenhaus Traduções Científicas. Os segundos lugares receberam um exemplar do livro Morcegos do Brasil.

Já o Prêmio Valdir Antônio Taddei destina-se a profissionais, incluindo pós-doutorandos, técnicos, professores e pesquisadores; o critério para esse prêmio é o conjunto da obra do pesquisador durante um determinado período. Para este ano foi considerada a produção entre 2006 e 2013 – o que corresponde ao período de existência da SBEQ. Para as futuras edições serão considerados os intervalos de tempo entre as edições dos EBEQs. Os ganhadores de ambos os prêmios foram decididos por uma comissão julgadora formada por pesquisadores de diferentes áreas. A diretoria da SBEQ parabeniza os alunos (e seus orientadores e co-autores) e profissionais abaixo listados pelo recebimento dos respectivos prêmios:

 

Prêmio Adriano Lúcio Peracchi, Categoria Graduação:

Primeiro Lugar: JERUSA MARIA DE OLIVEIRA (Universidade Federal de Viçosa, MG). Título do trabalho: Atividade antioxidante da catalase nos tecidos de morcegos tratados com o inseticida endosulfan. Co-autores: Ana Carolina Neves, Alessandro Brinati, Maria do Carmo Gouveia Peluzio, Mariella B. Freitas.

Segundo Lugar: EMANUEL DE OLIVEIRA DIAS (Centro Universitário de Caratinga, MG). Título do trabalho: MorceQuiz: Jogo Eletrônico Para Sensibilização Ambiental. Co-autores: Emanuel Teixeira da Silva, Celeste Aparecida Dias.

 

Prêmio Adriano Lúcio Peracchi, Categoria Pós-graduação:

Primeiro Lugar: EDUARDO DE ALMEIDA GUTIERREZ (Universidade de Brasília, DF). Título do trabalho: Influência da luminosidade para a detecção de alimentos em morcegos frugívoros Artibeus lituratus (Phyllostomidae). Co-autores: Daniel Marques de Almeida Pessoa, Ludmilla Moura de Souza Aguiar, Valdir Filgueiras Pessoa.

Segundo Lugar: CIRO LÍBIO CALDAS SANTOS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS). Título do trabalho: Resposta dos morcegos à composição da paisagem do cerrado no norte do Brasil. Co-autores: Gustavo Graciolli, Ana Paula Garcia Oliveira de Marco, Antonio Conceição Paranhos Filho, José Manuel Macário Rebêlo. Página 5 de 9

 

Prêmio Valdir Antônio Taddei, Categoria Profissional:

Conferido ao Dr. CARLOS EDUARDO LUSTOSA ESBÉRARD (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Nascido em cinco de abril de 1959, graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1985), obtendo os graus de mestre, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ; 1999), e doutor em Biologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ; 2004). De 2004 a 2006 desenvolveu estágio pós- doutoral no Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (UERJ). De 1986 a 2004 atuou como biólogo na Fundação Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, por onde coordenava o Projeto Morcegos Urbanos. Durante esse período, treinou e capacitou diversos biólogos atualmente em atividade. Desde 2006 é professor da UFRRJ, onde leciona para a graduação e pós-graduação. É sócio fundador da SBEQ (2006). Publicou até hoje 101 artigos científicos, 12 capítulos de livro e 2 livros (66 artigos, 1 livro e 6 capítulos entre 2006 e 2013). Dentre esses, merecem destaque as séries de artigos sobre a quiropterofauna do Estado do Rio de Janeiro, onde aborda diferentes aspectos da ecologia e história natural de diversas espécies e análises sobre esforço amostral, e os artigos sobre reprodução em cativeiro. Coordena, pela SBEQ, um Grupo de Trabalho para implantação de um Programa Nacional de Monitoramento de Morcegos.

 

* Adaptado a partir do texto escrito pelo Dr. Ricardo Moratelli no último boletim da SBEQ.

Anúncios

Ações

Information




%d blogueiros gostam disto: